Encerramento da reunião do Conselho Deliberativo da AMB tem importantes encaminhamentos em prol da qualidade da Medicina brasileira
O encerramento da reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB), na tarde desta sexta-feira (29), teve importantes avanços e encaminhamentos, que foram decididos entre a diretoria da entidade, as sociedades de especialidades médicas e as federadas. O objetivo das decisões é buscar melhor qualidade na Medicina do País agora e nos próximos anos. O evento, que começou na quinta-feira (28), foi realizado em Recife (PE).
Segundo o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, foi fundamental a discussão de pautas para o bom exercício da Medicina, em ações conjuntas, que irão definir o futuro do exercício da profissão no Brasil.
“Nós debatemos e deliberamos diversas decisões, como por exemplo, uma importante aprovação que vamos levar para o Conselho Federal de Medicina, ao Parlamento e ao Judiciário, no que diz respeito à recertificação do título de especialista. Nós concordamos que há necessidade, para quem vai fazer o título de especialista, que esse indivíduo esteja obrigado a se recertificar periodicamente”, explicou ele.
Dr. César lembrou que a ideia foi aprovada por unanimidade na reunião e que a partir de agora a AMB irá trabalhar fortemente ao longo dos próximos meses e dos próximos anos para concretizar isso em prol da segurança do paciente.
O presidente da AMB também enalteceu a aprovação do projeto da campanha de divulgação do título de especialista com o intuito de esclarecer à população sobre a sua real importância. “Vamos fazer uma campanha publicitária bastante forte e contamos com a parceira de todos. A AMB vai aportar um grande volume de recursos financeiros, mas precisará da contribuição das demais entidades médicas nesta missão, pois sozinha será insuficiente para a proporção da divulgação que desejamos. A população precisa saber o que é de verdade um especialista e como ele obtém o título. Assim contamos com as sociedades de especialidade trabalhando conosco na mesma direção”, concluiu. Clique aqui e confira na íntegra a entrevista do presidente da AMB.
Estiveram presentes na reunião, representantes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, de Endocrinologia e Metabologia, de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Sociedade Brasileira de Neurologia, de Dermatologia, de Endoscopia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, de Oncologia Clínica, de Coloproctologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Reumatologia, de Cardiologia, de Neurocirurgia, Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, Sociedade de Medicina de Alagoas e Sociedade Brasileira de Urologia.
Participaram também, membros da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Associação Brasileira de Nutrologia, Associação Catarinense de Medicina, Associação Paulista de Medicina, Associação Médica do Maranhão, Associação Médica Brasileira – Secção Piauí e representantes das associações médicas dos estados de Pernambuco, Acre, Minas Gerais, Brasília, Paraná, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia, Ceará, Amapá, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Tocantins.
Confira abaixo as decisões da reunião do Conselho Deliberativo da AMB.
Advocacy e Lobby
- Ampliar a presença de entidades médicas em reuniões e encontros políticos, criando pontes com lideranças estaduais e municipais.
- Aproximar entidades médicas com parlamentares e líderes políticos é fundamental para fortalecer a representatividade de classe.
- Utilizar ferramentas de comunicação para informar aos médicos sobre o andamento dos projetos de lei e fortalecer a mobilização.
Campanha da AMB para valorização do título de especialista
- A proposta de campanha de valorização do título de especialista da AMB, com a participação das Sociedades de Especialidades foi apoiada e aprovada por unanimidade entre todas as sociedades e federadas presentes na reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira (AMB).
- Os recursos para viabilização desta campanha serão disponibilizados pela AMB. As sociedades atuarão na campanha personalizando a participação para cada sociedade.
Exame de Proficiência: qual o caminho?
- Definir critérios para aprovação e consequências para reprovados.
2. Estabelecer que apenas profissionais aprovados no exame poderão registrar-se nos Conselhos Regionais de Medicina e exercer a prática clínica.
3.Incluir projeto de Incentivo – atividades das associações
Formação médica no Brasil
- Reavaliação da Modalidade de Comprovação por Tempo de Serviço para realização da prova de título de especialista.
- Incentivar a sociedades científicas através da ampliação de centros de treinamento supervisionados pelas sociedades de especialidades.
- Uniformização de critérios de avaliação através do alinhamento dos critérios de avaliação do MEC para os centros de treinamento credenciado pelas sociedades científicas, garantindo padrões mais rigorosos para programas de formação médica.
Carreira Médica de Estado
- Intensificar a mobilização política para impulsionar pela aprovação de ao menos um dos projetos em tramitação.
- Realizar campanhas de conscientização para que os médicos e a sociedade entendam os benefícios desta carreira.
- Criar uma frente unificada de defesa da carreira de Estado, com apoio de associações médicas, parlamentares e entidades regionais.
Sociedades de Especialista
- A criação do CATE (Certificado de Atualização do Título de Especialista) foi aprovada por unanimidade e deve seguir com alinhamento com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina.
- Será obrigatório para os novos editais para obtenção de título de especialista. Aqueles que possuírem título anterior a criação do CATE serão mantidos, não havendo necessidade de nova certificação, se assim quiserem.
- A proposta será atuar junto ao CFM, ao Parlamento e ao Judiciário para avaliação, com validade prevista, após a regulamentação dos dispositivos legais.
Sistema de Padronização de Editais
- O Sistema de Padronização de Editais para Provas de Títulos da AMB também foi aprovado pelo Conselho Deliberativo por uniformidade.
Federadas
- Após apresentação da nova estrutura de benefícios para as federadas da AMB e preenchimento de formulário, o coordenador Marcos Pimenta fará contato individual para o processo de adesão. O objetivo é criar instrumentos para garantir a sustentabilidade das federadas.
- Todas as sugestões citadas pelas federadas serão apreciadas pela diretoria da AMB e respondidas posteriormente.
Assessoria de Comunicação da AMB
Fotos: Giovanni Chamberlain