I Congresso de Associativismo: os caminhos da defesa profissional dos médicos
Em 2 de outubro de 2021, o I Congresso de Associativismo Médico da AMB terá uma mesa redonda especialmente dedicada para a Defesa Profissional. Ocorrerá das 09h05 às 11h05, tendo como moderador Agnaldo Lopes da Silva Filho, presidente da FEBRASGO.
A meta é qualificar as ações para a valorização do médico e o exercício digno da Medicina. Estarão em pauta aspectos do dia a dia profissional, desde a remuneração na saúde suplementar e rede pública; a formação em todos os níveis, legislação em saúde; incorporação de novas tecnologia, entre outros.
Participam da conferência os palestrantes José Fernando Macedo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Miyuki Goto, consultora técnica da CBHPM da Associação Médica Brasileira, Marun Cury, Diretor de defesa profissional da APM, Luiz Carlos Von Bahten, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e João Sobreira, Vice Presidente APM. Eles discorrerão sobre a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, o papel das sociedades de especialidades na defesa profissional, além de assuntos já citados aqui.
José Fernando Macedo, diretor de defesa profissional da AMB, destaca a importância ser fundamental a polêmica para que “juntos repensemos o futuro da Medicina e de nossa profissão nesse cenário de tantos desafios”.
Miyuki Goto, consultora técnica da CBHPM da Associação Médica Brasileira, argumenta que a discussão sobre remuneração médica é mais que necessária, é imprescindível:
“É visto que em algum momento da história da civilização humana, adotou-se um entendimento da atividade médica como um sacerdócio, ato de doação e altruísmo e que a remuneração ou ganho por esta atividade teria relevância secundária. No entanto, a despeito de o médico continuar com seu alto grau de dedicação aos pacientes, como vemos nesta pandemia da Covid, a atuação do profissional exige, além de boa formação acadêmica, treinamentos específicos para curva de aprendizado ascendente e acúmulo de experiência”.
O Congresso será 100% on-line e gratuito, inscreva-se já em tao.iweventos.com.br/cam2021. No mesmo link, você tem acesso à programação e às demais informações.