IMPORTÂNCIA DE CESAR VICTORA PARA A GINECOLOGIA
A pesquisa do cientista Cesar Victora é tão significativa para a medicina e para a saúde que extrapola as especificidades de uma única especialidade e se configura como um trabalho abrangente e multidisciplinar, com relevância mundial. Uma das áreas diretamente beneficiadas pelo trabalho de Victora é a Ginecologia.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), por exemplo, tem se esforçado para multiplicar os conhecimentos em amamentação para os associados, por meio de manuais, orientações, recomendações e protocolos, sempre baseados em revisões de literatura, com destaque para a contribuição das publicações de Cesar Victora.
Nada mais justo, tendo em vista que as publicações têm influenciado as políticas globais da Organização Mundial da Saúde e, consequentemente, as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, adotadas pela Febrasgo.
“O trabalho do professor Cesar Gomes Victora tem uma importância ímpar, especialmente nas áreas de saúde e nutrição materno-infantil. Um dos maiores estudiosos mundiais na área de amamentação, podemos destacar, entre as suas principais contribuições científicas, a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, não só na redução da mortalidade infantil, como nos benefícios para a saúde da mulher. Neste aspecto, apenas como exemplo, seu grupo pode constatar que a ampliação da amamentação a um nível quase universal poderia prevenir em torno de 20 mil mortes de mulheres por ano, decorrentes do câncer de mama, conforme extensa revisão de dados envolvendo 164 países, incluindo os de baixa, média e alta renda, publicada no periódico The Lancet em 2016 (Breasfeeding in the 21st centyry: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect)”, avalia Coríntio Mariani Neto, presidente da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Febrasgo.