“O acompanhamento prolongado é um desafio no tratamento paliativo, já que não temos mão de obra suficiente”, pontuou a Dra. Ana Paula Ramos em sua palestra no CMG 2025 – AMB

“O acompanhamento prolongado é um desafio no tratamento paliativo, já que não temos mão de obra suficiente”, pontuou a Dra. Ana Paula Ramos em sua palestra no CMG 2025

O difícil acesso à Medicina Paliativa para pacientes no fim da vida no Brasil foi assunto em destaque no debate da mesa-redonda da especialidade, realizada na manhã desta sexta-feira (25), no segundo dia do 3º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB). A discussão foi coordenada pelos médicos Dr. Carlos Eduardo Guimarães, especialista em Medicina Paliativa e em Pneumologia Pediátrica, e pelo Dr. Luis Felipe de Barros, especialista em Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço, e Medicina Paliativa.

Em sua apresentação, a Dra. Ana Paula de Oliveira Ramos, especialista em Clínica Médica e Medicina Paliativa trouxe o tema ‘Desafios Éticos e Técnicos nos Cuidados de Fim de Vida, na Atenção Primária e na Atenção Hospitalar’. A médica pontuou sobre a autonomia do paciente x beneficência, e a comunicação com o paciente e sua família. “É muito importante que a comunicação de prognóstico seja adequada”.

Dra. Ana Paula ainda destacou sobre o acesso desigual dos pacientes aos cuidados paliativos na rede de saúde do país. “Existe uma desigualdade no país inteiro, não só na zona rural como dizem. O acompanhamento prolongado é um desafio no tratamento paliativo, já que não temos mão de obra suficiente”.

A mesa também contou com debate sobre o tema ‘Controle de Sintomas no fim da vida: o que o paliativista pode agregar’, apresentado pela Dra. Rosmary Arias, médica geriátrica.

Outro tema discutido foi a ‘Abordagem nos Cuidados de Fim de Vida na Atenção Domiciliar e no Hospital’, explanado pela Dra. Raissa Arghelho, médica de Família e Comunidade. A especialista ressaltou os três pilares fundamentais para os cuidados ao final da vida: desejo do paciente, capacidade de assistência e sintomas controlados ou compensados.