Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) sobre o uso (e abuso) de implantes de gestrinona no Brasil. - AMB

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) sobre o uso (e abuso) de implantes de gestrinona no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, através de seu Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade publicou no último dia 6 de novembro um posicionamento oficial sobre o uso (e abuso) de implantes de gestrinona no Brasil. Esse posicionamento foi encaminhado à ANVISA para que medidas sejam adotadas para incluir a gestrinona na lista C5 e aumentar a fiscalização do seu uso inadequado e não aprovado através de implantes hormonais, conhecidos popularmente como “chips da beleza”.

A SBEM ressalta ainda que o implante de gestrinona não é uma opção terapêutica reconhecida e recomendada pela Endocrine Society (Sociedade de Endocrinologia Americana), pela North American Menopause Society (Sociedade Americana de Menopausa – NAMS) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

A AMB apoia a iniciativa da SBEM.