Presidente da AMB destaca os desafios atuais da Medicina no Brasil durante apresentação no CONAHP 2025 – AMB

Presidente da AMB destaca os desafios atuais da Medicina no Brasil durante apresentação no CONAHP 2025

O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou, na tarde desta quinta-feira (16), de um dos painéis durante o Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP) 2025 para debater sobre os  ‘Desafios da Formação Médica no Brasil’. 

O gestor agradeceu a oportunidade de participar no congresso. Segundo ele, é um evento grandioso e fundamental para o setor da Saúde. “Considero uma grande oportunidade ser um porta-voz dos médicos, do associativismo médico, motivo de honra para nós, ainda mais em um encontro tão importante como este”

Em sua palestra, Dr. César apresentou os principais pontos que resultam na má qualidade da formação dos profissionais da Medicina no Brasil na atualidade, como a expansão desordenada de escolas médicas, a má distribuição de médicos por região, a sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS) e o gargalo nas vagas de residência médica.  

“Nas duas últimas décadas, a qualidade das escolas médicas e, consequentemente, da formação dos médicos no país caiu drasticamente. Isso é algo que tem preocupado a todos, desde a estrutura dos hospitais aos gestores da área da saúde. A crise é menos sobre ‘quantidade de médicos’ e mais sobre qualidade, distribuição e integração com o SUS.”, destacou.  

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Felipe Proenço, também participou do painel, com abordagem sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed), as medidas regulatórias do ensino médico e a importância da ampliação das vagas de residência, alinhada às novas diretrizes curriculares que interagem com as novas tecnologias.

O debate foi moderado por Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo do Einstein Hospital Israelita, e contou com a participação do CEO da Arpen Saúde, mestre e doutor em Clínica Cirúrgica, Dr. Erickson Blun.

Assessoria de Comunicação da AMB