Presidente da AMB no 28º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia
28° Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia: abertura de gala e riqueza em conhecimento científico
O 28° Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia (CPOG) teve seu primeiro dia de trabalhos, aos 17 de agostode 2023, com aulas, apresentações e palestras teóricas em 12 auditórios, cursos práticos para residentes, debates para o aperfeiçoamento dos serviços nos sistemas público e privado, pautas sobre valorização dos especialistas, entre outras programações.
Até o encerramento, amanhã (19), cerca de 7.000 médicos tocoginecologistas passarão pelo Transamerica Expo Center, em São Paulo, em intensa troca de conhecimentos e discussões com professores de excelência, dos principais serviços do Brasil e do mundo. Tradicional iniciativa da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, a SOGESP, o CPOG visa à atualização científica e em hands-on para a consequente qualificação continuada da assistência à mulher.
Além de cursos, fóruns, top temas e atividades práticas, complementando a grade, o primeiro dia do 28° Congresso Paulista teve como momento de gala a cerimônia oficial de abertura. Marcaram presença importantes gestores de estado, líderanças médicas e da saúde e a diretoria da SOGESP.
À mesa da solenidade, o presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia, Luciano de Melo Pompei, a 1ª vice presidente, Marair Gracio Ferreira Sartori, a 2ª vice, Silvana Maria Quintana, a secretária geral, Maria Rita de Souza Mesquita, o 1º tesoureiro, José Luis Crivellin, o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, representantes da FEBRASGO, do Cremesp, e o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, que então também representava o secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Vieira de Paiva.
Luciano Pompei abriu a cerimônia registrando boas-vindas e um frutífero trabalho aos congressistas. Em seguida dividiu com audiência o testemunho da dedicação de todos da SOGESP, diretoria e staff, para organizar o evento – reconhecido hoje como o principal da especialidade e um dos maiores da área médica do Brasil e América Latina.
“O objetivo é compartilhar as melhores informações com os ginecologistas e obstetras com a finalidade de que, na outra ponta, eles possam oferecer atendimento de alto nível para as suas pacientes.
César Fernandes, ex presidente da SOGESP e recém-eleito para presidir a AMB no triênio 2024 – 2026, enalteceu o organização e qualidade do Congresso, parabenizando a SOGESP pelo compromisso com a saúde da mulher. Ele ainda destacou a relevância do associativismo, como ferramenta de conhecimento, de educação continuada, de defesa profissiona e de valorização dos médicos.
Já o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, citou as parcerias da SOGESP com a Associação Paulista de Medicina, ressaltou a magnitude do Congresso e transmitiu aos participantes votos de sucesso a pedido do secretário Eleuses Paiva.
Como encerramento da solenidade, houve duas homenagens emocionantes a médicos que fazem a diferença e deixam legado à Ginecologia e à Obstetrícia de São Paulo e do Brasil. Os destacados foram Francisco Eduardo Prota, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestre e doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rossana Pulcineli Vieira Francisco, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, chefe da Divisão de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário da USP e responsável pela Disciplina de Graduação em Medicina da FMUSP. Os dois, a propósito, são ex-presidentes da SOGESP com contribuições significativas para a especialidade e para a construção de bases sólidas à Medicina e à saúde dos brasileiros.