Presidente da AMB participa da Audiência Pública sobre Reembolso Assistido organizado pela OAB/SP - AMB

Presidente da AMB participa da Audiência Pública sobre Reembolso Assistido organizado pela OAB/SP

O presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, participou nesta terça-feira, dia 2, da Audiência Pública, cujo tema foi o Reembolso Assistido, a convite da Dra. Juliana Peneda Hasse, Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB de São Paulo. O evento foi organizado pela OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil), em sua sede na Capital e aberto ao público.

Durante o evento foram discutidos dados essenciais sobre os desafios enfrentados pelo setor atualmente, com enfoque especial no conceito de reembolso assistido e suas repercussões práticas e éticas para a sustentabilidade do sistema de saúde privada. O objetivo foi identificar os desafios, mas também propor soluções e políticas que possam contribuir para o aprimoramento do sistema de saúde suplementar, visando sempre o bem-estar e a qualidade do atendimento aos beneficiários

No início do seu discurso, o Dr. Cesar ressaltou a importância da AMB, entidade que representa 54 sociedades de especialidades e emite 55 títulos de especialistas no Brasil. “A AMB é a responsável por conceder essa especialização e comparativamente com o título, via residência médica, nossa especialização hierarquicamente tem maior valor”, explicou.

Ele destacou também o terrível momento da profissão aqui no Brasil com a duplicação, nos últimos anos, de inúmeras escolas médicas sem condições de oferecer ensino de qualidade.  “Temos que olhar num primeiro ângulo para o paciente, assim na AMB temos duas bandeiras principais. A primeira é a boa assistência ao paciente e a segunda é o bom exercício da profissão. Por isso a importância da qualificação dos médicos”, disse.

Dr. César trouxe à discussão a baixa remuneração dos médicos no país e que não podem ser responsabilizados pelo alto custeio dentro sistema de saúde suplementar. “Os honorários médicos não representam 10% do custeio com a saúde, sendo que 90% são gastos das operadoras de saúde são de outra natureza”, relatou ele.

Por fim defendeu o reembolso legítimo, que deve ser facilitado e o combate às fraudes. 

Além do presidente da AMB, estiveram presentes representantes de diversas entidades, tais como, Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM), Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abrange), Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde), Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), entre outros importantes atores do cenário da saúde suplementar.

Para saber mais sobre o tema Reembolso Assistido clique aqui.