Em palestra, Dr. Fernando Tallo afirma que o Brasil terá 50 mil concluintes de residência médica até 2031

A mesa redonda “Residência médica: como chegamos aqui” começou com uma afirmação: – “A primeira crítica é que precisamos urgentemente de dados robustos e confiáveis na residência médica”, afirma Dr. Fernando Sabia Tallo em sua apresentação sobre “A situação da residência médica no Brasil. Onde estamos? Para onde iremos?”.
Segundo ele, até 2031 teremos 50 mil concluintes de residência médica. Dos 37 mil egressos, há 19.500 concluintes no Brasil. Há 464 UPAS no Brasil, ou seja, são poucas vagas para os recém-formados que, muitas vezes, precisam pagar os cursos que foram financiados.
Outra questão é que uma vez aprovado, você já se torna especialista sem precisar fazer prova. Ele ainda diz: – “o que faremos com tantos médicos generalistas? Há uma saturação do mercado, é preciso uma reconstrução com planejamento e qualidade”.
Já a Professora Dra. Ana Maria Zuccaro ao abordar “Novos Tempos e Desafios da Medicina do Brasil” mostrou a realidade em que há diagnósticos graves, como infarto, sendo tratados como problema gástrico por um médico generalista.