AMB E SBP REPRESENTADAS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA “VACINAÇÃO INFANTIL: DOENÇAS DO PASSADO, PROBLEMAS DO FUTURO”.
Nesta terça (12), a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou a audiência pública “Vacinação Infantil: Doenças do Passado, Problemas do Futuro”. A convite da Deputada Marina Helou (REDE), o Dr. Renato Kfouri, membro do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid 19 (CEM_Covid AMB), foi um dos palestrantes e representou a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Estudos apontam que desde 2015 o Brasil vem apresentando queda progressiva nas taxas de cobertura vacinal em todos os públicos-alvo.
“Das 15 vacinas que deveriam ser aplicadas nos primeiros quatro anos de vida, pelo menos nove estão abaixo dos índices recomendados pela OMS. É urgente construirmos ações coordenadas entre sociedade civil e órgão públicos para reverter esses indicadores”, ressaltou a deputada Marina Helou, coordenadora da Frente Parlamentar pela Primeira Infância na Alesp.
Algumas das explicações para esse fenômeno são a falsa sensação de que não há a necessidade de vacinação, por conta do controle dessas doenças imunopreviníveis, além de uma possível relutância da comunidade em se vacinar, ocasionado por informações falsas ou incorretas, somada ainda à falta de organização e fluxos que facilitam a vacinação.
O encontro teve o objetivo de entender a atual situação da cobertura vacinal em nosso estado e assim empreender ações visando o fortalecimento da vacinação entre a nossa população, com especial foco em crianças e adolescentes.