TRATAMENTO DE VARIZES É TEMA DE AÇÃO DA SBACV
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) está promovendo a campanha nacional “Não se Engane. Tratamento de vasinhos e varizes é com médico angiologista ou cirurgião vascular”. O objetivo da campanha é alertar as pessoas dos riscos do tratamento inadequado do problema. A SBACV produziu uma série de vídeos que está sendo divulgada nas redes sociais da entidade com a hashtag #naoseengane.
A sociedade reforça que o tratamento de vasinhos e varizes não é um procedimento estético e precisa ser realizado por um médico habilitado para realizar o diagnóstico, graduar a doença e indicar os exames complementares que ajudarão a identificar a origem do problema e definir o tratamento a ser realizado.
O presidente da SBACV, Roberto Sacilotto, afirma que o fator genético é um dos principais elementos para o aparecimento de vasinhos e varizes. “Há também fatores, como gestação, uso de pílula anticoncepcional, reposição hormonal, sedentarismo, obesidade e falta de hidratação”.
Segundo o presidente, a orientação é consultar um médico angiologista ou cirurgião vascular regularmente, especialmente se há histórico familiar. “As varizes podem significar um problema sério de circulação e gerar inchaço, dor e formação de feridas que não cicatrizam. Há também o risco de tromboflebite superficial da veia safena”.
Acesse o Facebook da entidade e confira a campanha https://www.facebook.com/sbacvnacional/