Orientações para uso do whatsapp na comunicação entre médicos e pacientes – AMB

Orientações para uso do whatsapp na comunicação entre médicos e pacientes

Diante do avanço das tecnologias de comunicação e da crescente utilização do WhatsApp, assim como outros aplicativos de troca de mensagens, na prática médica, a Associação Médica Brasileira (AMB) orienta os médicos sobre a possibilidade de seu uso, as situações adequadas e os cuidados necessários para garantir a segurança e a ética na relação médico-paciente.

O uso do WhatsApp na comunicação entre médicos e pacientes é permitido, desde que respeite as normas éticas (Parecer CFM nº 14/2017), sempre para informar sobre a dinâmica de funcionamento do consultório ou de forma a complementar a consulta presencial ou por telemedicina. Pode ser utilizado, por exemplo, nas seguintes situações:

  • Envio de informações (forma de marcação de consulta, horários de atendimento, valores de consultas, meios e formas de pagamento)
  • Agendamento de consultas
  • Esclarecimento de dúvidas sobre prescrições e orientações previamente fornecidas
  • Acompanhamento da evolução do tratamento
  • Fornecimento de orientações sobre intervenções de caráter emergencial
  • Compartilhamento de informações gerais sobre saúde, sem caráter diagnóstico

Para se resguardar e garantir a segurança e privacidade dos pacientes, os médicos devem observar o seguinte:

  • Confidencialidade: assegurar que as informações trocadas estejam protegidas, evitando compartilhar dados sem consentimento formal do paciente.
  • Criptografia e segurança: utilizar medidas para garantir a segurança das informações, como senhas nos dispositivos e aplicativos.
  • Registro no prontuário: toda informação prestada pelo paciente e orientação médica realizada pelo WhatsApp deve ser devidamente registrada no prontuário do paciente.
  • Exclusão de dados sensíveis: excluir fotos ou vídeos enviados pelo paciente após a conclusão da conversa e registro no prontuário.
  • Mensagem automática: incluir mensagem automática com informações para o paciente sobre, conforme sugestão a seguir:

Olá! Obrigado por entrar em contato.

Este canal é exclusivo para informações básicas e esclarecimento de dúvidas simples. Não realizo atendimentos, consultas ou diagnósticos pelo WhatsApp. Responderei assim que possível.

Horário de atendimento desse canal: [inserir horário que responderá mensagens]
Agendamento de consulta: [informar link ou contato específico]
No caso de urgências e emergências, procure um pronto atendimento.

Agradeço a compreensão.

Atenciosamente,
[nome] – CRM [número e Estado]

MÉDICO [especialidade] – RQE [número e Estado]

O WhatsApp, assim como demais aplicativos similares, pode ser uma ferramenta útil para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes, mas deve ser usado com responsabilidade, respeitando a ética médica e garantindo a privacidade dos pacientes.

Assessoria de Comunicação da AMB