A Conferência de Ciência e Prática em Nutrição ASPEN 2025 (American Society for Parenteral and Enteral Nutrition), um dos maiores congressos de Nutrição Enteral e Parenteral do mundo, aconteceu de 22 a 25 de março, em Colombo, Ohio (EUA).
Foi mais oportunidade de reunir renomados profissionais de vários países, para troca de recentes conhecimentos e habilidades, baseados em evidências, para incorporar a nutrição ideal nos planos de tratamento e melhores condutas para os pacientes.
A ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) contou com dois representantes. Dra. Simone Silvestre – Mestre em Ciências da Saúde pela FMRP-USP/SP e Diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) participou do ciclo de palestras da Pré-Conferência apresentando o case de uma paciente com obesidade, que fez tratamento cirúrgico e teve várias cicatrizes, destacando a importância da avaliação nutrológica e da intervenção nutricional pré-cirurgia. Também fez parte das discussões sobre os cuidados com pacientes queimados e cirróticos, que irá compartilhar em suas aulas no CNNEP – Curso Nacional de Nutrologia Enteral e Parenteral.
Dr. Paulo F. Henkin – Médico Nutrólogo – Diretor da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) – Chefe do Serviço de Nutrologia Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre esteve apenas como congressistas, se atualizando das últimas descoberta na área.
A ABRAN participou com uma sessão sobre Indicadores de Qualidade, ferramentas utilizadas para melhorar o atendimento aos intra-hospitalares principalmente, cujo foco é a melhoria da assistência nutricional aos pacientes internados.
Foram apresentadas pesquisas de alta qualidade e sessões educacionais com a chance de conexões com dezenas de especialistas. Em outros temas discutidos, destaque para os estudos sobre Microbiota Intestinal e Transplante Fecal; a prescrição de dietas na UTI, com base na Crononutrição; Biomarcadores na Terapia Nutricional; sobrevivência dos pacientes no CTI (perspectivas); a transição da fase pediátrica para adulta e as necessidades nutrológicas associadas e esta mudança; micronutrientes (deficiência e reposição); medicamentos antiobesidade, seus efeitos colaterais e alto custo; ômega 3 e 6 e medidores lipídicos.
Nesta edição tiveram momentos especiais para celebrar os 50 anos da ASPEN, uma comunidade interprofissional global de nutricionistas, enfermeiros, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, assistentes médicos, pesquisadores, cientistas, estudantes e outros profissionais de saúde, que compartilham recursos em todas as áreas do suporte nutricional, incluindo prática clínica, pesquisa e educação.
“A conferência é um encontro de suma importância para acompanhar as principais atualizações sobre nutrição clínica, metabolismo e terapia nutricional. Os programas científico e educacional são abrangentes e têm como as últimas pesquisas, práticas clínicas e avanços tecnológicos. Muita ciência de ponta foi discutida, com grandes especialistas compartilhando conhecimentos valiosos”, resumiu Dra. Simone Silvestre, que também foi debatedora na Medical Practice Session Forum, que discutiu temas como a implantação de equipe multidisciplinar, terapia nutricional no CTI, entre outros.