Intervenções Probióticas para Indução de Células T reguladoras em Doenças Autoimunes - AMB

Intervenções Probióticas para Indução de Células T reguladoras em Doenças Autoimunes

Voltar ao blog

O Médico Nutrólogo Prof. Dr. Durval Ribas Filho, Ph.D, TOS Fellow e Presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e o Prof. Dr. Idiberto José Zotarelli Filho, Ph.D, Harvard Medical School Fellow publicaram um capítulo de livro na Elsevier (ScienceDirect) sobre tratamento das doenças autoimunes, por meio de probióticos. Este trabalho buscou conhecer e compreender como o comportamento e as alterações que ocorrem nas células T reguladoras (Tregs) interferem nos mecanismos fisiopatológicos das doenças autoimunes, por meio da ação dos probióticos e da microbiota intestinal, para avaliar a possibilidade de restaurar sua função ou prevenir sua perda, e assim determinar a existência de um eventual potencial terapêutico ou mesmo preventivo dessas células.

Os achados sugerem que os probióticos se ligam às células dendríticas por meio de receptores específicos para estimular as células Treg a aumentar a concentração de interleucinas (IL-10 e IL-35), TGF-β e upregulation do MHC classe II para modular e/ou bloquear células dendríticas e células T efetoras, o que pode ser útil no tratamento de doenças autoimunes.

O estudo completo está disponível em https://abran.org.br/publicacoes/artigo/intervences-probioticas-para-inducao-de-celulas-t-reguladoras-em-doencas-autoimunes