No dia 5 de agosto, Brasília sediou o 1º Fórum de Nutrologia do CFM. O evento aconteceu na sede da autarquia e abriu um amplo debate sobre os desafios e fronteiras da especialidade, com o tema “Nutrologia: Responsabilidade, Diretrizes, Segurança e Atuação Médica”.
Estiveram reunidos médicos de diferentes especialidades, com destaque para profissionais jovens, interessados em aprofundar sua atuação na área. O encontro é de suma importância, pois consolidou criação da Câmara Técnica de Nutrologia do CFM- na atual gestão – e foi o primeiro grande evento de Nutrologia, fora do âmbito científico da sociedade de especialidade, como destacou o coordenador da Câmara Técnica e 3º vice-presidente do CFM, Jeancarlo Cavalcante.
Na conferência de abertura “Fronteiras e Desafios da Nutrologia” o convidado foi o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e palestrante do CBN 2025 – que reforçou o papel do médico nutrólogo como protagonista na interface entre nutrientes e saúde, ao atuar da prevenção e tratamento de diversas doenças. “A Nutrologia é uma especialidade médica que se relaciona com os agentes nutrientes, tal como outras que se relacionam com órgãos ou sistemas. É uma área estratégica para a medicina do presente e do futuro”.
Para o especialista, “a atuação do nutrólogo está em constante diálogo com diferentes áreas – ginecologia, pediatria, geriatria, medicina esportiva, cardiologia, endocrinologia – ao ampliar o olhar sobre o paciente e promover cuidados mais humanizados e integrativos”. No encerramento, convidou o público para uma reflexão: “O nutrólogo contribui para algo que todos desejamos: envelhecer com saúde. O fortalecimento da Nutrologia tem relação direta com a promoção da Agerasia. E esse é um compromisso ético, científico e profundamente humano”. A sessão foi presidida pelo conselheiro federal Carlos Magno Dalapicola e secretariada pelo Dr. Dimitri Gabriel Homar, diretor da ABRAN.
O Prof.Dr. Ribas Filho também comemorou e ressaltou a conquista da indexação do International Journal of Nutrology, periódico oficial da ABRAN – na Scopus Database, além da EMBASE Database (integrada ao MEDLINE e PubMed), SCImago Journal Rank, ScienceDirect e SciVerse Scopus. Assim, o IJN se consolida como uma referência no cenário internacional e espaço para pesquisadores e profissionais de Nutrologia submeterem seus trabalhos, que passam a ser amplamente divulgados, disseminados e reconhecidos cientificamente em escala global.
Programação Diversificada
A primeira mesa de discussões teve como foco “O papel da nutrologia no enfrentamento das demandas do século”. O Prof. Dr. Nelson Iucif Jr – da UNAERP – médico especialista em Geriatria e Nutrologia – Responsável pelo Departamento de Geriatria da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia – abordou sobre Nutrologia e Envelhecimento, destacando a importância da dieta e nutrientes na longevidade e na qualidade de vida. “Hoje nós sabemos que as pessoas estão buscando viver mais, mas viver com saúde. Nesse aspecto a dieta, os nutrientes, o hábito alimentar são fundamentais para se conseguir esse objetivo. Viver bastante, porém mantendo a sua funcionalidade, quiçá a sua jovialidade”, enfatizou. Também comentou sobre a relevância do Fórum como um momento que ficará na história do CFM e da Nutrologia brasileira, evidenciando a especialidade no cenário médico nacional.
Dra. Simone Silvestre – do Hospital Felício Rocho (MG) Mestre em Ciências da Saúde pela FMRP-USP/SP e Diretora da ABRAN – ministrou o tema Nutrir para sobreviver: a intercessão entre nutrologia e oncologia que teve como objetivo despertar a conscientização dos médicos sobre o impacto da desnutrição nos pacientes oncológicos. A desnutrição está associada a um pior prognóstico, à menor tolerância e eficácia ao tratamento, além de uma maior propensão a infecção. “Não podemos normalizar a perda de peso involuntária, mesmo no paciente oncológico. É preciso instituir a melhor terapia nutricional possível, para que a síntese de anticorpos e células de defesa seja otimizada dando as armas para o paciente vencer a luta contra o câncer”, alertou.
Na mesa 3 o tema foi “Inserção da nutrologia no contexto da medicina de precisão”. Dra. Marcella Garcez Duarte – médica nutróloga, mestre em Ciências da Saúde e diretora da ABRAN, apresentou a palestra Microbioma Intestinal como Biomarcador na Nutrologia de Precisão, e explicou como o microbioma atua diretamente no metabolismo, na imunidade, na inflamação e na absorção de nutrientes, tornando-se um importante biomarcador dinâmico e sensível para intervenções personalizadas na prática nutrológica. Foram discutidas ferramentas de avaliação como sequenciamento genético e metabolômica, além de modelos de inteligência artificial capazes de prever a resposta individual à dieta com base na composição microbiana intestinal e, também, evidências sobre o impacto da dieta no equilíbrio do microbioma, com ênfase em fibras prebióticas, polifenóis e padrões alimentares como a dieta mediterrânea e o emprego de probióticos de nova geração e o uso de pós-bióticos como estratégias inovadoras para promoção da saúde intestinal e longevidade saudável. “O monitoramento do microbioma, aliado a dados multiômicos e à Nutrologia de precisão, representa uma nova fronteira para a medicina personalizada”.
Dra. Maria Socorro Morais – Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CFM, Nutróloga, Ginecologista, Doutora em Ciências da Saúde, Coordenadora do Curso Nacional de Nutrologia da Mulher (CNNMulher) e Representante da ABRAN no RN secretariou a Mesa 2 “Interface da nutrologia com outras especialidades”.
Dr. Luiz Luna – nutrólogo e urologista, membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRM-PB e do CFM e docente dos cursos de pós-graduação da ABRAN -Palestra: A interface da nutrologia com a urologia.
Dr. Guilherme Teixeira de Araújo- médico nutrólogo, Diretor Acadêmico do Núcleo de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (NUTEP) e docente dos cursos de pós-graduação da ABRAN – Palestra: Transplante de microbiota.
Legenda foto do abre: Da esq. p/dir. : Prof. Dr. Durval Ribas Filho, José Hiran da Silva Gallo – presidente do CFM e Jeancarlo Fernandes Cavalcante – 3º vice-presidente e coordenador da Câmara Técnica de Nutrologia do CFM