SIOS Alerta para o Crescimento Alarmante da Obesidade – AMB

SIOS Alerta para o Crescimento Alarmante da Obesidade

Voltar ao blog

O X Simpósio Internacional de Obesidade e Síndrome Metabólica (SIOS), realizado no dia 21 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu grandes nomes da Nutrologia e áreas afins, para debater um dos maiores desafios da medicina moderna: a Obesidade. A doença, hoje reconhecida como crônica e multifatorial, exige atenção, não só no que se refere às práticas, mas iniciativas que possam trazer novas perspectivas nos cuidados com a doença e pacientes.

As conclusões dos debates deixaram como alerta que somente ações imediatas poderão conter o avanço da obesidade no país, e as medidas incluem políticas com foco na saúde pública, atenção aos riscos das comorbidades associadas à doença e controle na prescrição e uso das famosas canetas emagrecedoras, que são eficazes na perda de peso, mas precisam de monitoramento médico.
O Atlas Mundial da Obesidade 2025, divulgado este ano, mostra que se o ritmo atual continuar, cerca de 3 bilhões de adultos – metade da população mundial – terão sobrepeso ou obesidade nos próximos cinco anos. Muitos países ainda não estão preparados para lidar com a prevenção e o tratamento da doença. No Brasil, se nada for feito, até 2044 quase metade da população poderá ter obesidade, e 27% sobrepeso. O excesso de peso aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2 e AVC.

“Ao longo dos anos, a obesidade vem aumentando de forma vertiginosa e o principal problema são as comorbidades associadas à doença. No mundo não existe nenhum país que, possuindo essa prevalência de pessoas impactadas pela obesidade, tenha condições de suportar as despesas de uma ampla assistência médica a esses pacientes. Por isso, são necessárias medidas urgentes dentro do contexto geral da saúde pública. Certamente, a obesidade é considerada a mais grave e de maior dificuldade na assistência ambulatorial, médica e hospitalar”, advertiu o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (EUA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação CNNUTRO.

O simpósio também abriu espaço para atualizações no diagnóstico e tratamento da obesidade e síndrome metabólica, incluindo novidades em terapias farmacológicas, intervenções cirúrgicas e condutas clínicas de ponta. A próxima edição do SIOS será em 24 de setembro, como parte da programação do XXIX CBN – Congresso Nacional de Nutrologia, que acontecerá nos dias 25,26 e 27, em São Paulo.