Em 20 de maio o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) realizaram a terceira edição do 24 Horas pelo Glaucoma, uma maratona de oito horas de conteúdos informativos sobre a doença que foi transmitida ao vivo nas redes sociais do CBO e da SBG. Matérias, entrevistas, debates e depoimentos de pacientes e personalidades sobre o glaucoma compuseram a programação da live. Com o 24 Horas pelo Glaucoma o CBO e a SBG buscam mobilizar especialistas, a população e órgãos competentes em torno da conscientização sobre a doença.
Realizada pela primeira vez em 2021, a campanha foi motivada pela ação semelhante que aconteceu em 2020, 24 Horas pelo Diabetes, que traz uma conscientização sobre a necessidade de prevenir a doença e cuidados necessários com a saúde ocular. Semelhante ao glaucoma, a diabetes é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo.
Segundo a Associação Mundial de Glaucoma, 80 milhões de pessoas possuem a doença em todo mundo. Esta é apenas uma estimativa, pois, por ser assintomática para muitas pessoas no início, muitas pessoas desconhecem estar com glaucoma. E para o futuro, a projeção é que esse número seja ainda maior: 111,8 milhões de portadores em 2040. Estes números são fortes motivadores para o esforço do CBO e SBG em promoverem o 24 Horas pelo Glaucoma para sensibilizarem a população da necessidade de consultar um médico oftalmologista frequentemente.
Sociedades de especialidades engajam a campanha
Desde a primeira edição do 24 Horas pelo Glaucoma, o CBO tem buscado apoio junto com outras sociedades para amplificar o alcance da campanha. Em 2023, a campanha contou com o apoio das sociedades estaduais e temáticas da oftalmologia e de outras especialidades, como a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e as entidades representativas dos médicos Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Catarinense de Medicina (ACM).
Essas instituições endossam o 24 Horas pelo Glaucoma, seja cedendo a logomarca para o site, gravando um vídeo ou ainda participando ao vivo de entrevistas e debates e compartilhando em seus canais de comunicação as peças de divulgação da campanha.
Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, celebra a adesão dos médicos à campanha. “Temos colegas cada vez mais engajados, a comunidade médica trabalhando em prol disso, várias entidades que apoiam a causa e nossos apoiadores têm crescido bastante”. Roberto Galvão Filho, presidente da SBG, complementa a fala de Caixeta. “O que eu vejo no 24 Horas pelo Glaucoma é a união de todos os especialistas, em retina, em catarata, especialistas em outras áreas, como endocrinologistas, psiquiatras, especialistas em trânsito, todos falando sobre glaucoma”.
Este ano o 24 Horas pelo Glaucoma conta com o apoio dos laboratórios Ache, Alcon, Gbio, Genon, Glaukos, Johnson & Johnson Vision, Latinofarma e Ofta Vision Health.
Monumentos em verde
Outra forma de apoio alcançada pela campanha é a iluminação de monumentos e instituições de várias cidades do país. De Norte a Sul, prédios históricos e de instituições parceiras recebem iluminação com a cor verde para chamar atenção para a doença.
Artistas e celebridades
Várias personalidades emprestaram seu rosto e sua voz para alertar a população sobre o glaucoma e aumentar o caso de diagnósticos precoce e consequente redução do número de pacientes com cegueira devido a doença. Nesta edição, a campanha teve o apoio dos atores Carmo Dalla Vecchia, Evelyn Castro e Julia Lemmertz, do sanfoneiro, cantor e ator Chambinho do Acordeon, do ex-jogador de futebol Grafite, do humorista Jair Kobe, da artista paraense Juliana Sinimbú, do empresário e influenciador digital Peter Jordan, do medalhista olímpico de judô Rafael Silva, do apresentador Ronnie Von e do piloto de stock car Rubens Barrichello. Para conferir as mensagens, basta acessar o site www.24hpeloglaucoma.com.br ou acessar as redes sociais do CBO.
Na página da campanha é possível baixar um ebook informativo sobre a doença, assistir as principais dúvidas respondidas por especialistas, conhecer um pouco mais sobre o glaucoma e quais os grupos que estão mais propensos a adquiri-lo, além de poder assistir a gravação da live realizada no dia 20 de maio. A transmissão também está disponível no Facebook do CBO e em seu canal no YouTube, TV Oftalmologia CBO.